OBS: depois que as marcas resolveram deixar seus esmaltes hipoalérgicos, a durabilidade deles na unha não é a mesma.
O que você vai precisar:
- Lixa
- Alicate de cutículas
- Amolecedor de cutículas
- Algodão
- Borrifador de água
- Espátula de unha
- Acetona
- Base preparadora da cor (colorama)
- Esmalte de sua preferência
- Base transparente sem ser hipoalérgica
- Cobertura intensificadora da cor (colorama)
- Óleo secante
1) Lixar as unhas – reparem na quantidade de cutículas acumuladas em uma semana.
2) Aplique o amolecedor de cutículas como na foto – pode ser qualquer marca, usei da Skafe que depois renderá em uma resenha – mas pode ser qualquer um, eu, por exemplo, tenho umas 4 marcas diferentes aqui.
3) Separe pedaços finos de algodão e faça com que eles fiquem presos no amolecedor de cutículas, como mostrado na foto:
4) Borrife água sobre o algodão até que fique bem molhado e deixe agir por uns 5 minutos:
5) Agora você irá retirar o algodão molhado da respectiva unha que for remover a cutícula com o alicate, ou seja, mantenha as outras unhas com o algodão, apenas retire quando for trabalhar nela.
6) Com uma espátula de unhas você irá afastar levemente a cutícula:
7) Retire o excesso de cutícula com o alicate. Atenção, não retire muito, para que não haja lesões.
Após retirar o excesso de cutícula de todas as unhas, você irá umedecer um algodão com acetona e passar em todas elas, para que assim não fique resíduo algum do amolecedor de cutículas.
9) Passe uma camada de base preparadora da cor – ela deixa a unha com uma textura mais áspera, fazendo com que o esmalte fixe melhor na unha:
10) Passe o esmalte de sua preferência, e em cada camada que passar retire à pontinha, desta forma a durabilidade do esmalte é maior:
11) Passe uma camada de base sem ser hipoalérgica.
12) Passe uma camada de intensificador de cor.
13) Passe óleo secante.
Essa técnica de amolecer a cutícula com o algodão molhado, já é utilizada em diversos salões aqui do Rio de Janeiro e já houve até reportagem no G1 sobre o assunto. Eu uso há muito tempo e acho bem legal, é muito melhor do que deixar as mãos e os pés dentro d’agua.
Esta solução que encontrei para deixar o esmalte mais “durável”, surgiu quando notei que após a retirada dos componentes que causavam alergia, os esmaltes ficaram mais fracos e lascavam com uma facilidade maior. Então pensei em passar uma base comum para finalizar o processo, como uma forma de selar o esmalte mesmo. Já a base intensificadora serve para dar um brilho extra e proteger ainda mais o esmalte.
Ao decorrer da semana você pode reaplicar a base intensificadora, para dar uma nova cobertura e aumentar a resistência e o brilho do esmalte, após o desgaste do dia-a-dia.
Esta é uma foto das minhas unhas após oito dias de tê-las feito, isto porque não reapliquei o intensificador durante a semana, pois esqueci:
Algumas considerações que achei importantes.
Esta técnica deve ser feita nessa exata ordem: base preparadora, esmalte desejado, base comum e o intensificador. Por incrível que pareça, o esmalte não fica muito espesso e acredito que tirar a ponta do esmalte ajuda mais ainda. Mas obviamente, a espessura das camadas depende da textura do esmalte, existem esmaltes da mesma marca que são de cobertura mais fina e outros de cobertura extremamente grossa.
Outra coisa que foi abordada em comentário foi sobre extra-brilho. Eu já testei várias destas bases que podemos chamar de finalizadoras. Já usei importadas e nacionais e a da Colorama realmente foi a que funcionou melhor para mim, até agora não tive nada para reclamar, ela é meio 3 em 1, pois ela dá brilho, aumenta a durabilidade a agiliza a secagem. O extra-brilho da Riqué não funciona muito bem para proteger o esmalte, mas somente para dar um brilho a mais, não recomendo usá-lo se o objetivo for aumentar a durabilidade do esmalte.
Então pensando nisso tive a idéia de postar semanalmente a durabilidade de cada esmalte que eu passar. Todo domingo faço a minha unha, então no domingo seguinte irei escrever as considerações sobre ele e fotos de cada dia, para vocês terem uma idéia do desgaste semanal de cada um. Irei dizer também às manutenções que fiz durante a semana, pois como ensinei no tutorial, sempre que o esmalte começar a perder o brilho ou a cobertura você deve aplicar novamente a cobertura intensificadora.
Acredito que será bem legal, pois vocês terão uma idéia real dos esmaltes que duram mais e dos que não duram tanto assim. Pois existem momentos que não podemos ficar dependendo da boa vontade do esmalte, como em ocasiões especiais.