sexta-feira, 13 de julho de 2012

Em busca da pele perfeita

As cápsulas de Vitamina E são as grandes axuliares para uma pele bonita e saudável. Com vitamina E líquida essas cápsulas são praticamente um milagre para quem está em busca de uma pele perfeita. São cápsulas que podem ser ingeridas ou aplicadas diretamente na pele.
Essas cápsulas são encontradas fácilmente em farmácias. Eu fiz uma pesquisa e achei com o preço médio de R$30,00 o potinho com 20 cápsulas (a marca Sundown é um pouco mais barata que isso) .
Vitamina E combate diretamente os radicais livres fortalecendo as células o sistema imunológico. Essas cápsulas são diferentes daquela ampolas de vitamina E para cabelo, uma coisa é super diferente da outra, ampola de cabelo não serve!!
Atenção: Antes de começar um tratamento diário, faça um teste de toque em uma pequena área e analise sua reação. Só no dia seguinte aplique no rosto todo. Cada pessoa pode reagir de um jeito a essa receita.

Modo de Usar:
Todas as noites fure a cápsula com um palitinho de dente e passe o líquido no rosto com a ponta dos dedos mesmo. Descarte a camada "gelatinosa" que engloba a cápsula. Durma e pela manhã lave o rosto com bastante água. Em caso de pele muito oleosa pode utilizar um pouquinho de Shampoo Johnson´s Baby para retirar. (ver receitinha com o shampoo)

Receitinha:Misture em um copo dois dedos de água com o shampoo que deverá ser o equivalente a uma colher de chá ou do tamanho de uma moeda de cinquenta centavos. Mexa um pouco essa mistura, mas não muito se não vai fazer bastante espuma, e não queremos isso. Logo, umedeça um algodão com essa mistura e comece a retirar a maquiagem. Pode colocar a misturinha em uma garrafinha de plástico (daquelas que vem água mineral), mini embalagens de spray também servem (encontra fácil em loja de embalagens ou em camelôs).
OBS: Shampoo de bebê é diferente de Shampoo infantil ou para crianças. Os para bebês é bem mais suave e tem bem menos agente agressivos, os para crianças vem com menos quantidades de agentes agressivos, ou seja, pode resecar a pele do rosto e/ou arder os olhos!

Limpando áreas específicas:
OLHOS: Com o algodão umidecido limpe sempre do sentido Sombracelha-Raiz dos cíclios. Levando sempre os resíduos até a raíz dos cíclios, a raíz você vai limpar da região de dentro dos olhos para a região de fora (em direção as orelhas). Assim que o côncavo estiver limpo, limpe os cíclios retirando o rímel, pode esfregar de leve ele contra a pele embaixo dos olhos com o algodão, você notará que a parte debaixo dos olhos estará bem suja, chegou a hora de limpa-la, com outro algodão irá limpar toda a região debaixo dos olhos. É sempre bom limpar primeiro os  olhos se eles estiverem com maquiagem carregada, facilita a limpeza do resto do rosto.

FACE: Com algodão umidecido limpará toda a região do rosto, você irá notar que o algodão vai ficar todo cor de base bem rápido, pois a mistura esta retirando todas a maquiagem e impurezas da pele.

LÁBIOS: Limpe o excesso do batom com um papel. Depois umideca o algodão e passe nos lábios friccionando, limpe como se estivesse passando um batom.

Finalização: Lave bastante o rosto com água corrente e seque sem esfregar a toalha.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Para ter unhas perfeitas - parte 1

Neste primeiro momento, iniciaremos com um guia básico de unhas e evoluiremos para dicas atuais enfeitar as unhas (designers nails).

OBS: depois que as marcas resolveram deixar seus esmaltes hipoalérgicos, a durabilidade deles na unha não é a mesma.

O que você vai precisar:
  • Lixa
  • Alicate de cutículas
  • Amolecedor de cutículas
  • Algodão
  • Borrifador de água
  • Espátula de unha
  • Acetona
  • Base preparadora da cor (colorama)
  • Esmalte de sua preferência
  • Base transparente sem ser hipoalérgica
  • Cobertura intensificadora da cor (colorama)
  • Óleo secante
Passo-a-passo com fotos:
1) Lixar as unhas – reparem na quantidade de cutículas acumuladas em uma semana.


2) Aplique o amolecedor de cutículas como na foto – pode ser qualquer marca, usei da Skafe que depois renderá em uma resenha – mas pode ser qualquer um, eu, por exemplo, tenho umas 4 marcas diferentes aqui.

3) Separe pedaços finos de algodão e faça com que eles fiquem presos no amolecedor de cutículas, como mostrado na foto:

4) Borrife água sobre o algodão até que fique bem molhado e deixe agir por uns 5 minutos:

5) Agora você irá retirar o algodão molhado da respectiva unha que for remover a cutícula com o alicate, ou seja, mantenha as outras unhas com o algodão, apenas retire quando for trabalhar nela.

6) Com uma espátula de unhas você irá afastar levemente a cutícula:

7) Retire o excesso de cutícula com o alicate. Atenção, não retire muito, para que não haja lesões.
8) Após retirar o excesso de cutícula de todas as unhas, você irá umedecer um algodão com acetona e passar em todas elas, para que assim não fique resíduo algum do amolecedor de cutículas.

9) Passe uma camada de base preparadora da cor – ela deixa a unha com uma textura mais áspera, fazendo com que o esmalte fixe melhor na unha:

10) Passe o esmalte de sua preferência, e em cada camada que passar retire à pontinha, desta forma a durabilidade do esmalte é maior:
 

11) Passe uma camada de base sem ser hipoalérgica.
12) Passe uma camada de intensificador de cor.
13) Passe óleo secante.
Essa técnica de amolecer a cutícula com o algodão molhado, já é utilizada em diversos salões aqui do Rio de Janeiro e já houve até reportagem no G1 sobre o assunto. Eu uso há muito tempo e acho bem legal, é muito melhor do que deixar as mãos e os pés dentro d’agua.
Esta solução que encontrei para deixar o esmalte mais “durável”, surgiu quando notei que após a retirada dos componentes que causavam alergia, os esmaltes ficaram mais fracos e lascavam com uma facilidade maior. Então pensei em passar uma base comum para finalizar o processo, como uma forma de selar o esmalte mesmo. Já a base intensificadora serve para dar um brilho extra e proteger ainda mais o esmalte.
Ao decorrer da semana você pode reaplicar a base intensificadora, para dar uma nova cobertura e aumentar a resistência e o brilho do esmalte, após o desgaste do dia-a-dia.

Esta é uma foto das minhas unhas após oito dias de tê-las feito, isto porque não reapliquei o intensificador durante a semana, pois esqueci:

Algumas considerações que achei importantes.
Esta técnica deve ser feita nessa exata ordem: base preparadora, esmalte desejado, base comum e o intensificador. Por incrível que pareça, o esmalte não fica muito espesso e acredito que tirar a ponta do esmalte ajuda mais ainda. Mas obviamente, a espessura das camadas depende da textura do esmalte, existem esmaltes da mesma marca que são de cobertura mais fina e outros de cobertura extremamente grossa.
Outra coisa que foi abordada em comentário foi sobre extra-brilho. Eu já testei várias destas bases que podemos chamar de finalizadoras. Já usei importadas e nacionais e a da Colorama realmente foi a que funcionou melhor para mim, até agora não tive nada para reclamar, ela é meio 3 em 1, pois ela dá brilho, aumenta a durabilidade a agiliza a secagem. O extra-brilho da Riqué não funciona muito bem para proteger o esmalte, mas somente para dar um brilho a mais, não recomendo usá-lo se o objetivo for aumentar a durabilidade do esmalte.
Então pensando nisso tive a idéia de postar semanalmente a durabilidade de cada esmalte que eu passar. Todo domingo faço a minha unha, então no domingo seguinte irei escrever as considerações sobre ele e fotos de cada dia, para vocês terem uma idéia do desgaste semanal de cada um. Irei dizer também às manutenções que fiz durante a semana, pois como ensinei no tutorial, sempre que o esmalte começar a perder o brilho ou a cobertura você deve aplicar novamente a cobertura intensificadora.
Acredito que será bem legal, pois vocês terão uma idéia real dos esmaltes que duram mais e dos que não duram tanto assim. Pois existem momentos que não podemos ficar dependendo da boa vontade do esmalte, como em ocasiões especiais.
Fonte: http://passaneura.com/2009/09/tutorial-como-fazer-as-unhas-em-casa-e-deixar-o-esmalte-perfeito-por-mais-tempo/

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dicas de Maquiagem

Apresento dois tutoriais sobre maquiagens arrasadoras e lindas para arrebentar com a boca do balão!


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Em busca do cabelo perfeito!


Quais são os danos mais comuns e como eles ocorrem?
• Mecânico: Se você escova muito seu cabelo, prende-o constantemente com rabo-de-cavalo ou outros penteados, as cutículas dos fios sofrem danos e começam a se quebrar no sentido oposto da raiz, causando as chamadas ¨pontas duplas¨. Esse efeito faz com que a luz se disperse em todas as direções, e dá a impressão de um cabelo opaco. Somado a ação dos secadores e chapinhas, que ressecam os fios, seu cabelo fica com uma aparência danificada e sem brilho.
• Químico: Todos os tipos de tratamentos químicos como tintura, luzes ou reflexo, alisamento, escova progressiva, japonesa ou definitiva, permanente, alongamento ou apliques ressecam o cabelo e modificam a estrutura natural das cutículas. Se não forem acompanhados de tratamentos intensivos e muita hidratação, farão com que as cutículas se rompam e deixarão o cabelo com aparência de quebradiço e mal-cuidado.
• Ambiental: A exposição constante a elementos como o sol, mar (sal), piscina (cloro e ozônio) e poluição afeta diretamente as cutículas desde a raiz, fazendo com que se rompam. Esse processo causa frizz, ressecamento e aparência danificada.

Conheça a estrutura dos fios
Com o cabelo limpo e seco, passe seus dedos através dele e sinta sua textura, pegue um fio e observe sua espessura e forma. Depois arranque-o e tente quebrá-lo. Se quebra facilmente, é fino; se precisa de um esforço, sua textura é média, e se é difícil, é grosso.

Para saber se está saudável
Arranque um fio do couro cabeludo e verifique se a base possui um bulbo branco. Caso não tenha, significa que está seco e quebradiço.

Composição do cabelo
Uma pessoa tem cerca de 100 mil fios de cabelo na cabeça, que crescem quase um centímetro por mês. A espessura varia entre 0.02 mm (muito fino) e 0.07 mm (grosso). Cada fibra vive até quatro anos em sua primeira fase de crescimento; depois deste período o cabelo é matéria morta e já não recebe os benefícios de nenhum tratamento, está em uma etapa de repouso, à espera de que a escova o separe da raiz. O cabelo é constituído pela cutícula, que é a camada exterior protetora composta de minúsculas escamas. Embaixo está o córtex, que dá força e elasticidade, e é onde está a melanina, o pigmento que determina a cor dos fios. No centro está a medula, com células de queratina que fornecem os elementos nutritivos e substâncias vitais que o mantém em bom estado. Se o cabelo brilha, é porque as escamas estão fechadas e a luz se reflete. Existem casos nos quais a estrutura interior está porosa e os danos não são visíveis de imeditato. Daí a importância de utilizar produtos adequados para garantir a saúde dos fios.

Problemas Comuns: Caspa
caspa, que não deve ser confundida com o ressecamento, é uma infecção causada por fungos e se caracteriza pela formação de escamas de pele oleosa e morta. É consequência do estresse, má circulação, falta de nutrientes, utilização de produtos capilares químicos ou restos de shampoo e condicionador. Para ser controlada, lave com o uso frequente de um shampoo anti caspa. A acupuntura, a medicina chinesa, as ervas, uma dieta rica em zinco e ácidos essenciais, e a baixa ingestão de vinho branco, de lácteos e de alimentos processados (comidas preparadas congeladas e enlatados) também colaboram para reduzir o problema.

Problemas Comuns: Queda
A perda natural é de 50 a 80 fios de cabelo ao lavar ou escovar diariamente, mas se é excessiva e você nota zonas calvas ou que o cabelo não nasce novamente, então trata-se de alopécia, que pode ser causada por febres altas, perda de sangue, desnutrição, tratamentos dentais e fármacos, alterações na glândula tiróide ou estresse. Se a perda é moderada e por quebra, recorra aos tratamentos profissionais e as máscaras de tratamento Pantene Pro-V, para fortalecer os fios, reduzindo a quebra. Quando a perda é excessiva, o ideal e consultar um médico.

Problemas Comuns: Pontas Secas e Quebradiças
É sinal de que o cabelo está seco, conseqüência de danos físicos e processos químicos (tintura, descoloração, escova progressiva, permanente, etc). Para eliminá-las corte as pontas a cada oito semanas, caso contrário ficará mais frágil. Com a utilização constante da Coleção Reparação Intensa de Pantene Pro-V o problema desaparecerá.

Identifique seu couro cabeludo
Separe seus cabelos ao meio, passe um dedo suavemente e depois examine-o para ver se brilha. Se isto acontece, seu cabelo é oleoso; se não perceber nada, é um cabelo normal, e se há resíduos brancos, então ele é seco
TIPOS DE CABELO
• Tipos de cabelo - Normal: É suave ao tato mas resistente/difícil de quebrar, não recebeu permanentes nem tinturas, o penteado se mantém, tem aspecto brilhante, é estável, agradável e saudável. Tipos de cabelo: Grosso e áspero, pesado e difícil de controlar (caso não seja totalmente liso).
• Tipos de cabelo - Fino ou Delicado: Seu aspecto é liso, sem muito corpo, com tendência a cair facilmente e são poucos os penteados que duram. É importante tratá-lo com cuidado, pois quebra com facilidade.
• Tipos de cabelo - Cacheado: Pode ter um aspecto fantástico se está bem cuidado, apesar de ter uma tendência a se embaraçar facilmente; chega a ser áspero, com pouco brilho e em algumas ocasiões fica indomável; difícil de pentear e de controlar.
 Tipos de cabelo - Oleoso: Pode ser grosso ou fino, fica sem volume rapidamente, ao final do dia, mesmo lavado, pesa e parece úmido pelo excesso de oleosidade. Hormônios desregulados ou alimentação desbalanceada, com excesso de fritura e gordura, costumam ser as causas.
• Tipos de cabelo - Seco: É frágil, crespo, opaco, quebradiço, pode apresentar pontas abertas, se embaraça facilmente e é difícil de pentear. Seu aspecto pode ter como causas: agressões do dia a dia ( escovação inadequada, vento, sol, mar), e processos químicos (tinturas, escovas progressivas, etc) e à utilização de produtos inadequados para este tipo de cabelo.

Alimentação e Cabelos
Ter uma alimentação equilibrada, com a ingestão diária de vitaminas e nutrientes em quantidades adequadas, é fundamental para manter os cabelos saudáveis. Dietas muito restritivas e determinados tipos de alimentos consumidos em excesso prejudicam a saúde dos cabelos. São eles: cafeína, álcool, frituras, doces, comidas prontas, enlatados. Pensando nisso, o Instituto de Pesquisa Pantene Pro-V destacou os principais alimentos ricos nesses nutrientes que, a partir de hoje, não podem mais faltar na sua dieta.
Vitamina A: Conhecida como a vitamina da beleza, possui propriedades antioxidantes, atua na manutenção dos tecidos e na estrutura dos cabelos. Fontes: vegetais amarelos e verdes como caqui, escarola, cenoura, laranja, agrião, couve, manga, melão e abóbora.
Vitamina B2: Estimula o crescimento e fortalece os fios. Fontes: leite, vegetais verdes, levedura de cerveja, carne, peixe, grãos integrais, ovos e queijos.
Vitamina Bc: Retarda o aparecimento dos cabelos brancos. Fontes: espinafre, couve, salsa, fígado, trigo, feijão, amêndoa, amendoim, centeio.
Vitamina E: Mantém a beleza e retarda o envelhecimento dos fios. Fontes: óleos vegetais em geral, como germe de trigo, soja, arroz, algodão, milho e girassol; gema de ovo, espinafre, cereais integrais, couve de bruxelas, vegetais folhosos e legumes. Mas atenção:
• As vitaminas são importantes para manter os cabelos saudáveis, porém, ingerindo-as excessivamente, podem se tornar perigosas. Suplementos vitamínicos só devem ser consumidos com a avaliação e acompanhamento de um médico.
• O consumo diário de líquidos é fundamental para manter o balanço dos fluidos corporais e, conseqüentemente, a saúde do organismo. Além de eliminar resíduos, servem de veículo para o transporte de nutrientes a todas partes do corpo, incluindo as raízes dos cabelos. É recomendado ingerir de 2 a 3 litros de água diariamente.

As melhores massagens
massagem capilar proporciona uma melhora considerável no aspecto físico e a estrutura interna do cabelo. Veja como aplicar algumas delas:
• Para estimular a circulação do sangue que vai por toda a cabeça, mova de cima para baixo seus dedos (como se estivesse tocando um tamborzinho) por todo o couro cabeludo durante um minuto.
• Pegue uma mecha entre os dedos, puxe para cima sutilmente durante três segundos e depois solte-a. Realize este procedimento por todo o couro cabeludo, mecha por mecha.
• Pressione as palmas das mãos sobre a parte alta do crâneo, faça três exalações profundas e depois comece a realizar círculos com as pontas dos dedos, isto também permitirá que você se concentre melhor e relaxe profundamente.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Maldita Espinha!!!!

Espinha é a denominação popular da acne, que por sua vez não passa de uma inflamação na camada superior da derme. Em geral a acne tem maior incidência em peles oleosas e também na adolescência, o quadro pode ser agravado pela combinação de alimentos. Vamos tentar ajudar dando aqui dicas de cuidados para a pele com acne, assim como também como evitar essas espinhas indesejáveis.
1º Passo: Higiene!
Lavar os cabelos (longos principalmente), ao menos, dias alternados (dia sim, dia não);
Trocar a fronha a cada dois dias e a roupa de cama toda semana;
Lavar o rosto durante o dia apenas com água e secar com toalha felpuda sempre estiver sentido oleoso (o sabonete tira a proteção da pele que entende precisar de proteção e acaba por criar ainda mais oleosidade;
Procure tomar banho e esfoliar a pele antes de dormir;
Tire a maquiagem antes de dormir, pois entupirão os poros, e pode assim provocar acne;
Use protetor solar.
2º Passo: Produtos adequados à sua pele!
Não importa se é protetor solar ou maquiagem ou algum hidrante: se sua pele for oleosa, use para pele oleosa! Tal atitude ajuda a  diminuir o acúmulo de oleosidade nos poros da sua pele.
Sendo sua pele oleosa, mais uma dica: quando for usar cremes, sempre dê preferência aos géis, ao invés de pastas.
3º Passo: Páre de espremer!
Evite o hábito de espremer em qualquer situação, porque a acne pode aumentar ou você pode machucar a pele criando uma cicatriz.
4º Passo: Banho Quente? Nãããõ!
Se for tomar banho quente, não lave o rosto com a mesma água, por que esta tira a oleosidade natural da sua pele, e feito isso, a própria pele irá produzir através das glândulas sebáceas a produzir mais óleo, para se hidratar. Os sabonetes sempre os específicos para o seu tipo de pele ou até mesmo direcionado para pele com acne.
ATENÇÃO: apenas use água quente se pretender limpar bem a pele, esfoliando-a (com produto adequado),pois abre os poros facilitanto a limpeza; mas encerre sempre esse tratamento com água fria para fechar os poros. E mesmo assim, faça isso apenas uma vez por semana para não agredir tanto a pele.
5º Passo: Água!
Tome bastante líquidos, de preferência água (2 litros ao dia), para deixar o metabolismo do seu corpo bastante equilibrado, o que resulta na diminuição das acnes.
6º Passo: Hidratante!
Se for comprar hidratante facial escolha um a base de Aloe Vera, pois esta substância deixará sua pele sem muita oleosidade e ainda é um ótimo calmante.
Além dos cremes industrializados que você pode comprar em lojas de cosméticos, farmácias e supermercados, existem algumas receitas caseiras para melhorar o aspecto da pele oleosa juntamente com acne. Selecionamos aqui uma receita:

Ingredientes:
Duas colheres de sopa de fubá
Seis gotas de própolis
Seis gotas de arnica
Quatro colheres de sopa de água mineral
Modo de preparo:
Combine tudo e aplique na pele massageando. Permita secar por 20 minutos e retire com água corrente.

Entretanto, se caso suas espinhas já estejam em um estágio mais avançado, procure um dermatologista para passar alguns medicamentos adequados.

Fonte: mix de informações recebidas por dermatologistas e site (http://www.mundodastribos.com/dicas-para-cuidar-da-pele-com-acne.html)

terça-feira, 3 de abril de 2012

Limpeza de pele

Ferva um pouco de água e separe uma bacia e uma toalha
Se não quiser molhar os cabelos coloque uma touca
Derrame a água que fervida (etapa 1) na bacia
(você pode colocar um pouco de eucalipto ou outra essência na água para dar cheirinho bom).
Coloque o rosto em contato com o vapor da água
(CUIDADO PARA NÃO SE QUEIMAR, SE FICAR MUITO PERTO DO VAPOR ELE QUEIMA!).
Você pode cobrir sua cabeça com uma toalha e ficar uns 5 minutos em contato com o vapor da bacia (os poros da pele vão abrir e ficará mais fácil para retirar os cravos).
Agora passe o esfoliante caseiro com muito cuidado e suavidade para não se cortar ou marcar a pele e massageie por um tempo, de acordo com a receita do esfoliante, movimentos circulares LEVES.
No final enxágue o rosto com bastante água e passe um tônico para fechar os poros ou uma loção adstringente.
Passe um creme que seja para seu tipo de pele.

Esfoliante de aveia:
Para preparar o esfoliante de aveia misture duas colheres de sopa de aveia em flocos com duas de mel. Assim como o esfoliante de açúcar, passe em todo o rosto e faça movimentos circulares leves. Depois retire o esfoliante com água.
Como o esfoliante de aveia é mais suave, ele é indicado para peles mais sensíveis. A aveia também irá promover a nutrição da pele.
OBS: Depois da esfoliação não se esqueça de usar hidratante com filtro solar. A esfoliação pode ser feita uma vez por semana.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Tratamentos Caseiros

Para o rosto
Máscara de aveia
1 colher (sopa) de farinha de aveia;
1 colher (chá) de água de rosas ou de água de flor de laranjeira.
Misture até formar uma pasta e aplique sobre o rosto, exceto nos olhos.
Deixe secar bem e retire com água morna.

Máscara de mel
Aplique uma camada espessa de mel puro de boa qualidade em todo o rosto, exceto nos olhos.
Deixe 15 minutos e enxágue.

Máscara de argila
2 colheres (sopa) de argila verde
10 gotas de própolis
2 colheres (sopa) de água de rosas
Misture até formar uma pasta e aplique sobre o rosto, exceto nos olhos.
Deixe secar bem e retire com água morna.


Para dormir bem
Dilua uma xícara de café de água de rosas em 1 litro de água.
Coloque em um borrifador e aplique no rosto antes de dormir.
Seque com uma toalha felpuda.