Precursores da gravata segundo a Enciclopédia da Moda, as peças de tecido ao redor do pescoço surgiram com os soldados romanos que amarravam um pano molhado chamado “focale” para refrescar nos dias quentes. Mais tarde, a peça seria utilizada pelos franceses, que usavam lenços no pescoço chamados de “cravates“.
Hoje, a amarração de tecido em volta do pescoço pode se resumir em três tipos de peças principais: a echarpe, o lenço e o cachecol.
Embora as três possuam como função primária a proteção contra o frio e o vento, se diferenciam pelo material e corte: o lenço é uma peça de corte quadrado e tecidos mais leves, enquanto a echarpe e o cachecol possuem corte retangular, com a diferença de tecido: cachecóis são fabricados em tecidos mais pesados e têm efeito volumoso, para proteger o pescoço e a garganta, enquanto echarpes são feitas de tecidos leves ou mais nobres, e podem ser utilizadas também em eventos formais, cobrindo os ombros, por exemplo.
Como usar
Para Claudia Piantini, especialista em imagem, o uso das peças varia de acordo com estilo de quem veste, sem regras engessadas: “Tudo depende da personalidade e mensagem que se quer passar”, afirma. A especialista apresenta algumas orientações para otimizar o uso em diferentes estilos e ocasiões:
1. Cores e estampas: “Na hora de escolher cores e estampas dessas peças, que ficarão próximas da face, é importante prestar atenção no tom de pele e formato de rosto”, afirma. Mulheres com tonalidade de pele quente, por exemplo, ao optarem por cores mais fortes realçarão naturalmente a tez. Relacionar o formato do rosto com o formato das estampas também é importante: mulheres de rostos quadrados realçarão a característica com estampas geométricas. Para suavizar, recomenda-se a procura por peças lisas.
2. Proporção: a estatura, proporções do corpo e tamanho do pescoço também podem fazer diferença na hora de usar e harmonizar a peça. Mulheres que possuem pescoço curto, por exemplo, para não darem a impressão de uma cabeça quase colada ao corpo, devem optar por modelos que não possuam tecido muito volumoso, deixando à mostra um pouco de pele.
Para quem tem estatura média ou baixa, Cláudia recomenda atenção às pontas do lenço: “Pontas no mesmo alinhamento criam um efeito que diminui, achata a silhueta. Para alongar, é interessante deixar as pontas desiguais”, explica. Já na questão das proporções do corpo, tudo depende das características que a mulher prefere mascarar ou realçar: quem tem mais quadril, pode usar um lenço volumoso no pescoço para equilibrar as proporções. Para as mulheres de ombros mais largos, porém, é importante tomar cuidado com peças volumosas, que realçam a atenção para essa parte do corpo.
3. Styling: os lenços e echarpes permitem opções de styling diversas na continuação do visual: usar no pescoço, na bolsa, no cabelo, na cintura… Para a especialista, tudo depende da personalidade e do estilo individual de cada uma. Os turbantes e amarrações na cabeça, por exemplo, combinam com mulheres de estilo dramático e criativo, enquanto echarpes de tecidos mais nobres e cores neutras complementam o estilo da mulher mais clássica.
Para quem quer usar a peça numa bolsa, o cuidado deve ser com o tamanho das peças, para não desequilibrar as proporções da produção. Menos comum é o uso na cintura, mas que vem de uma tendência atual da moda, explica Cláudia: “O lenço na cintura vem de uma referência cigana, nômade que a moda adota. É a ideia de trazer consigo seus pertences, e daí surgem, por exemplo, o uso de vários anéis numa só mão ou dedo, e a amarração do lenço na cintura, através de uma noção de movimento”.
Inspire-se
O inverno e dias mais frios pedem cachecóis de tecidos mais pesados, que podem ser usados soltos ou em amarrações mais volumosas, e harmonizados com gorros, luvas, etc. |
O lenço na cabeça como tiara ou turbante é um ótimo truque para acender produções do dia a dia, especialmente com cores fortes ou estampas. |
Seguindo a tendência gypsy, o lenço na cintura dá um toque de estilo à função prática do cinto. Aposte em peças coloridas para o ponto de luz da produção. |
Amarrações
Os lenços e echarpes permitem, além das combinações, amarrações diversas. No outono-inverno, uma mesma peça pode ser utilizada várias vezes sempre de uma maneira diferente. Confira alguns vídeos tutoriais que ensinam a personalizar ainda mais o uso através de diferentes amarrações:
Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/como-usar-lencos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário