Normal, oleosa, seca ou mista. Cada tipo de pele tem suas características e, por isso, merece cuidados especiais. Mas de nada adianta manter um ritual diário de limpeza, tonificação e hidratação da pele se você não usar os produtos certos.
Saber qual é o seu tipo de pele é fundamental na hora de escolher os cosméticos. Além de não proporcionar os resultados desejados, usar produtos inadequados também pode prejudicar a sua pele. Se você ainda não descobriu, aproveite para fazer um teste simples em casa. Você só vai precisar de um lenço de papel.
Pela manhã, antes de lavar o rosto, pressione o lenço de forma suave sobre o rosto por alguns segundos, sem esfregar. Depois, é só conferir o resultado:
- Se as marcas de gordura no papel forem mínimas, pele normal;
- Se o papel ficar marcado de maneira uniforme, pele oleosa;
- Se não houver nenhuma mancha de gordura, pele seca;
- Se o papel ficar marcado em apenas alguns lugares e as manchas corresponderem à zona T (testa, nariz e queixo), pele mista
Agora que você já sabe qual é o seu tipo de pele, confira quais as principais características e os cuidados para mantê-la sempre impecável. Não se esqueça de que para ter uma pele bonita e saudável também é preciso consumir alimentos saudáveis e beber bastante água.
Pele Seca:
É uma pele sem vida, de aspecto opaco e áspero. Tem menor elasticidade e pode apresentar manchas, rugas e marcas de expressão com maior facilidade. Necessita de hidratação intensa, pois tem pouca oleosidade natural. As linhas de expressão surgem mais rapidamente na pele seca, especialmente ao redor dos olhos e boca. A pele seca é mais comum em mulheres acima de 50 anos e que vivem em regiões de clima seco, com pouca umidade. Mulheres que não protegem a pele contra a exposição ao meio ambiente também podem desenvolver uma pele ressacada, áspera e com tendência à escamação.
Evite os produtos secos e em pó, as versões líquidas ou em mousse ajudam a realçar o brilho da pele. O importante é que:
Limpem delicadamente, sem repuxar a pele.
Deixem a pele suave e hidratada, restaurando a umidade natural
Tornem as linhas de expressão menos aparentes e ajudem a reduzir a escamação.
Pele Normal:
É equilibrada, não é oleosa e nem seca demais, aparência saudável e textura suave. Geralmente tem aparência uniforme e sem manchas, os poros são fechados, apresentando um equilíbrio entre a produção natural de umidade e oleosidade e raramente desenvolve acne ou poros obstruídos. Linhas de expressão surgem tardiamente, desde que a pele seja devidamente tratada.
Não necessita de cuidados específicos e aceita todos os tipos de produto, os com textura líquida, cremosa, em mousse, creme ou em pó. Recomenda-se produtos que:
Mantenham o equilíbrio de hidratação, deixando a pele com aparência saudável e viçosa.
Melhorem a textura da pele, deixando-a limpa e refrescada.
Pele Mista:
É a mais comum entre os tipos de pele. Possui oleosidade na chamada a região entre o nariz, testa e queixo (zona T) e apresenta algum sinal de secura nas maçãs do rosto e cantos externos da face, possui aparência saudável, textura suave. Linhas de expressão tendem a surgir tardiamente, desde que a pele receba os cuidados necessários.
Para deixar a pele mista com aparência uniforme e equilibrada, é necessário remover a oleosidade apenas da zona T. Os produtos ideais para esse tipo de pele são os de textura leve, sem óleo, líquidos, em forma de mousse e à base de água. Recomenda-se produtos que:
Ajudem a controlar o excesso de oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo).
Tornem os poros menos aparentes e hidratem as áreas secas.
Pele Oleosa:
A pele oleosa ocorre quando há uma produção excessiva de oleosidade pelas glândulas sebáceas, deixando um aspecto brilhante que precisa ser controlado. Os poros são dilatados. A oleosidade da pele se concentra na chamada zona T do rosto, a região entre o nariz, testa e queixo. São as características perfeitas para o aparecimento freqüente de cravos e espinhas. É caracterizada por uma sensação de oleosidade que perdura mesmo depois de limpa. Os poros são mais pronunciados que nos demais tipos de pele e está mais propensa ao surgimento de acne e poros obstruídos. A pele oleosa possui menos tendência a rugas que os tipos mais secos. O excesso de oleosidade na superfície ajuda a reter a umidade nas camadas superiores, ajudando a proteger contra o ressecamento.
Produtos com óleo na fórmula são proibidos para quem tem pele oleosa, prefira as versões oil-free (sem óleo) ou em gel, a maquiagem deve ser em pó. Recomenda-se produtos que:
Ajudem a controlar o excesso de oleosidade, deixando a pele com aparência sedosa e radiante.
Limpem profundamente os poros das impurezas e do acúmulo de oleosidade.
Ajudem a manter a maquiagem fresca ao longo do dia.
Fonte:
http://www.dicasdemulher.com.br/qual-e-o-seu-tipo-de-pele/
http://thiagocamargomk.blogspot.com.br/2012/07/descubra-seu-tipo-de-pele.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário