A escolha do secador parece simples, mas não é. Não é porque são muitos os tipos de cabelo, e para cada tipo existem secadores com funções diferentes.
Se você usa o secador com pouca frequência, de uma a duas vezes ao mês, a escolha não precisa ser tão criteriosa assim. Contudo, se o uso é frequente, é preciso tomar “alguns muitos” cuidados.
Mais caro é sempre melhor?
Preço, aqui, diz muito, pois está relacionado não apenas ao apelo de marketing, mas sim a qualidade do aparelho, sua resistência e durabilidade. Os mais caros são sempre os melhores? Não necessariamente. E é sim possível encontrar bons secadores a preços justos, basta ficar “de olho” e escolher direitinho o seu.
Secadores muito baratos costumam ter qualidade duvidosa, pois o material usado para aquecer, geralmente plástico ou metal, acabam gerando calor desigual, não secando direito e danificando mais os fios.
Um secador mais caro não é só mais “bonito”, mais durável e mais resistente. Ele contém determinados tipos de tecnologia que facilitam a escovação e reduzem o desgaste dos fios, como os secadores que possuem modos variáveis de liberação de calor, que distribuem o ar quente de maneira uniforme, que tem “ar frio, o que é bom pra finalização do penteado, os que têm íons positivos e negativos, enfim, eles possuem diferenciais importantes.
Os íons positivos, por exemplo, abrem a cutícula, o que facilita a penetração de ativos e pigmentos, enquanto que os íons negativos fecham a cutícula, amenizam o frizz, proporcionam mais brilho e secam mais rapidamente, o que reduz os danos ao cabelo.
Já o ar frio é essencial na finalização da escovação, pois ele ajuda a fechar as escamas e doar mais brilho ao cabelo.
Assim, não é necessário investir em um secador top de linha, mas é essencial, para quem é “dependente” do aparelho, investir em um bom e potente produto, que reduza o tempo de escovação, economizando tempo, reduza os danos causados pelo calor e proporcione os maiores benefícios pelo menor preço possível.
Os secadores profissionais, via de regra, saem na frente, já que oferecem mais vantagens, como uma tecnologia mais avançada, uma potencia maior, além de mais leveza, menos barulho e mais potência, essencial para reduzir o tempo gasto na escovação.
O que precisamos saber?
1. Antes de comprar um secador você precisa definir quais são as suas necessidades. Por exemplo, se você costuma viajar muito, é preciso escolher um secador mais leve, portátil e bivolt, que possa ser usado em qualquer cidade.
2. Como é o seu cabelo? É fino, é grosso, é volumoso, é “ralinho”? Pois isso precisa ser levado em conta na hora de comprar um secador, porque um cabelo grosso e volumoso precisa de um aparelho mais potente. Optar por aparelhos que contenham regulagem de calor é essencial.
Depois de analisar tudo isso, é hora de analisar as características dos secadores!
O Ruído - Já começo pelo ruído, porque secadores barulhentos são insuportáveis! Parece besteira, mas o ruido alto vai ficar bem ao lado do seu ouvido por, pelo menos, trinta minutos. Nada bom!
O Inmetro diz que a potência máxima permitida em ruídos é de 80 decibéis, e isso precisa constar na embalagem. Quanto mais baixo for o ruído, melhor!
A Potência - A potência pode variar entre 1000 e 2400 watts, e quanto mais elevada ela for, maior será a quantidade de ar quente expelido, o que torna a secagem muito mais rápida.
Meninas de cabelos volumosos, cacheados, crespos e grossos devem escolher secadores com potências mais altas, acima de 1800. Para fios lisos, finos ou levemente ondulados, a potência ideal é a partir de 1600 watts, mas quanto mais potente, melhor!
Peso - O peso é um item muito importante a ser considerado, já que pode causar dores nos braços e acabar impedindo a finalização da escovação. Escolha sempre os mais leves.
É preciso que o aparelho possui temperaturas variadas, quentes e frias, bem como diferentes velocidades, pois isso é o que garante a maior versatilidade do aparelho.
Tamanho - O tamanho do aparelho deve atender às suas necessidades, e cada um possui pontos positivos e pontos negativos. Os pequenos podem ser levados em viagens e até mesmo para o trabalho, dentro da bolsa. Contudo, possuem baixa potência e, via de regra, funcionam como quebra galhos.
Os maiores são mais pesados, o que é um ponto negativo, mas são também mais potente, possuem mais funções e são mais eficientes.
Voltagem - Secador, chapinha e qualquer aparelho de “primeira necessidade” precisa ser bivolt!
Raios Infravermelhos - Determinados secadores possuem tecnologia para liberar raios infravermelhos, que conseguem penetrar nos fios rapidamente e deixá-los mais saudáveis e brilhantes. É uma opção interessante para quem faz escova mais de três vezes na semana, pois isso seria um cuidado a mais com os fios
Placa Revestida de Cerâmica - Alguns secadores oferecem as placas dos alisadores em cerâmica, o que melhora a distribuição do calor e mantém a temperatura equilibrada, minimizando os danos aos fios e fazendo a secagem de forma mais rápida.
Led - Aparelhos com Led emitem um tipo de luz frio que, em contato com os fios, purifica os cabelos e os revitaliza.
Ergonomia - Esse é um detalhe essencial, porque está relacionado com o encaixe do aparelho nas mãos, e como você vai passar muito tempo com ele nas mãos, é preciso avaliar se ele permite a realização dos movimentos de maneira confortável, sem causar dores.
Bem, eu detesto ter trabalho, mas também aprecio uma boa imagem não só pela estética, mas pela minha profissão (dançarina do ventre), baseado nisso e na minha rotina (acordo diariamente 6:30 e durmo quase meia-noite);eu gostei mesmo dos modelos que tem infravermelho, mas como meu uso é muito "basicão"... o meu ideal é: jato frio, íon negativo, cerâmica, pequeno e leve.
PS: use sempre um leave-in ou óleo termoativo antes de usar o secador para proteger os fios.
Fonte:
http://www.patricinhaesperta.com.br/cabelos/como-escolher-o-melhor-secador-de-cabelos
Bem, eu detesto ter trabalho, mas também aprecio uma boa imagem não só pela estética, mas pela minha profissão (dançarina do ventre), baseado nisso e na minha rotina (acordo diariamente 6:30 e durmo quase meia-noite);eu gostei mesmo dos modelos que tem infravermelho, mas como meu uso é muito "basicão"... o meu ideal é: jato frio, íon negativo, cerâmica, pequeno e leve.
PS: use sempre um leave-in ou óleo termoativo antes de usar o secador para proteger os fios.
Fonte:
http://www.patricinhaesperta.com.br/cabelos/como-escolher-o-melhor-secador-de-cabelos