Como, quando, quanto cresce o cabelo?
O processo do crescimento do fio de cabelo é bem complexo e significa a reprodução através da divisão das células, na papila capilar, que fica implantada na pele, no couro cabeludo. O fio cresce numa velocidade aproximada de 1/3 de mm por dia.
Desde que nascem no bulbo, até surgirem do lado de fora do couro cabeludo, as células do fio de cabelo passam por grandes mudanças em sua forma e composição química. Um dia antes do fio de cabelo despontar no couro cabeludo, suas características e propriedades típicas já estão totalmente completas: é formado preponderantemente de queratina, é insolúvel em água, é rico em enxofre.
Ele cresce por causa da divisão e multiplicação de um tipo de célula, os queratinócitos. Eles se localizam no bulbo capilar, região das pequenas estruturas dentro da pele onde os fios se desenvolvem, os chamados folículos pilosos. "À medida que os queratinócitos se dividem, eles são empurrados para cima, fazendo o fio crescer", diz o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo.
Fases do ciclo de vida de um fio
O ciclo de vida dos fios da nossa juba tem três fases: nascimento, crescimento/repouso e queda. Cada um dos cerca de 5 milhões de folículos pilosos que você tem na cabeça pode repetir esse ciclo completo até 20 vezes ao longo da sua vida. Mas é claro que eles trabalham em ritmos diferentes. Por isso, nesse exato momento, você tem fios que estão nascendo, outros crescendo e por aí vai. Como o número de folículos é absurdo, a quantidade deles na fase da queda também é grande.
O crescimento do cabelo não é um processo contínuo. Na verdade, cada fio do couro cabeludo cresce no intervalo de 4 a 6 anos, interrompe o crescimento por aproximadamente 20 dias e, a seguir, cai. Em seu lugar, começa a nascer um novo fio sadio e o ciclo se repete. Isso faz com que os fios do couro cabeludo estejam sempre em fases diferentes desse ciclo. Por isso a perda de aproximadamente 100 fios de cabelo por dia é considerada normal.
A primeira etapa do ciclo de crescimento do cabelo é a etapa anagênica. Cerca de 84% dos cabelos que estão no couro cabeludo estão nesta etapa ativa de crescimento. A etapa anagênica dura de 4 e 6 anos e é seguida por uma etapa de transição, chamada catagênica, de uns 20 dias. Durante essa etapa, o processo de divisão celular é interrompido, o folículo piloso involui e se torna mais superficial, os vasos sanguíneos e nervosos são atrofiados. Cerca de 15% dos cabelos que compõem uma cabeleira encontram-se nesta fase. A raiz de um cabelo catagênico pode ser reconhecida pelos restos encolhidos da cobertura da raiz.
Quando a atividade na raiz do cabelo parar por completo, diz-se que o cabelo encontra-se na etapa telogênica. Esta é a terceira e última fase do crescimento do cabelo. A papila dérmica desaparece e o cabelo mantém-se preso apenas por sua base, caindo facilmente ao se pentear ou lavar. Após esse período, forma-se um novo fio nesse folículo. Poucos cabelos chegam à fase telogênica, já que por um processo de seleção natural, a queda ocorre já desde a fase anterior. Assim, apenas cerca de 1% dos fios de cabelo encontram-se nesta fase.
Resultado: um jovem perde aproximadamente 100 fios de cabelo por dia! Isso é normal. Preocupante é quando esse número aumenta muito, o que pode ser o sinal de um fantasma que assusta os homens: a calvície. Os garotos que têm o pai careca são grandes candidatos a seguir o mesmo caminho, pois o problema é hereditário. Mas existem ainda casos de perda de cabelo por causa de doenças ou desgaste emocional sério - não é tanta cascata aquela história de que fulano ficou careca de preocupação... As mulheres, apesar de não serem as principais vítimas da calvície, também podem enfrentar fases de queda exagerada, como no período pós-parto.
A preocupação com esse tipo de problema é mais do que natural, já que o cabelo é um importante símbolo de beleza. E até por conta disso surgiram os mais diversos mitos sobre o assunto. Desde os mais curiosos (e menos higiênicos), como "não se deve lavar os cabelos com freqüência para evitar que eles caiam", até os seguidos à risca pelas mulheres, como "é preciso aparar para crescer". Os dois, aliás, são só crendices populares.
Muitas influências
O crescimento e renovação do cabelo humano dependem de uma série de fatores, em especial dos níveis de hormônios andrógenos, de uma alimentação adequada e do suprimento de vitaminas. Se a perda de fios estiver acima da média diária de 100 fios, procure um dermatologista. Através de exames específicos o profissional especialista terá condições de efetuar um diagnóstico precioso e prescrever seu tratamento com assertividade. Não confie em promessas milagrosas de shampoos ou quaisquer outros produtos que dizem "fazer crescer cabelo". A orientação médica é fundamental para saber se há uma queda normal ou anormal dos fios.
Fonte:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-o-cabelo-cresce
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/crescimento_cabelo.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário