sábado, 9 de maio de 2015

Alimentação saudável dispensa uso de cosméticos e garante saúde e beleza

Atualmente as drogarias estão reservando cada vez mais espaço em seu estoque para abrigar os múltiplos produtos cosméticos, que prometem saúde e beleza. Porém, manter uma alimentação saudável pode trazer todos os benefícios encontrados nas cápsulas ou cremes espalhados pelas prateleiras.
Segundo a nutricionista da empresa Personal Diet, Joyce Nunes de Oliveira, cabelos sedosos, pele hidratada e sem acne, além de unhas fortes têm relação direta com o que comemos. “A alimentação equilibrada e balanceada é o que fornece as vitaminas e minerais essenciais para essas áreas do corpo”, informa.


Água de coco: bom para a pele, saúde e cabelos!
Pele - Além de prejudicar a saúde do fígado, a ingestão de álcool em excesso também pode aumentar a oleosidade da pele. “Os alimentos como o leite de vaca, açúcar ou uma dieta rica em aminoácidos e gorduras, sejam insaturadas, saturadas ou trans, devem ser evitados por pessoas que apresentam pele oleosa, pois aumenta o trabalho das glândulas sebáceas, o que gera acne”, completa a nutricionista.
Para pessoas com pele seca, a sugestão é ingerir alimentos com menos gordura e grande teor de água. “Melancia, abacaxi, melão, pêra, laranja e limão são ótimos hidratantes. O adequado é que se busque uma dieta rica e mesclada em frutas, legumes e verduras, respeitando a quantidade ideal diária, para cada indivíduo, de carboidratos, proteínas e gorduras”, indica Joyce.
Outro segredo para ter uma pele aveludada é dar um basta nas comidas fast food, que são repletas de gordura. “Os alimentos industrializados, com muito corante e conservante, como os salgadinhos, só fazem mal à beleza. Além deles, a combinação de hambúrguer e batata frita, cheia de gordura, também não ajuda a deixar a pele e o cabelo mais vistosos”, afirma a profissional de saúde.
Cabelos - De acordo com Joyce, alimentos ricos em zinco, manganês, selênio e ferro, assim como vitaminas C, K e complexo B são essenciais para dar vitalidade aos fios. “Produtos ricos em enxofre também devem ser introduzidos na dieta, pois a substância é um mineral básico para a formação de queratina, proteína que dá estrutura às madeixas”, conta.
A nutricionista também lembra que fios bem nutridos resistem melhor a agressões externas, diferente de quando estão pobres, com um bulbo capilar enfraquecido. “Para ter cabelos fortes, a dieta deve ser rica em proteínas de alto valor biológico, como carne, peixe, ovos, iogurte desnatado, verduras, frutas, sementes oleaginosas, grãos e cereais integrais”, enumera.

Gripe: alimentação pode ajudar o sistema imunológico
Unhas - Não adianta nada marcar hora toda semana na manicure se a alimentação não está sendo suficiente para manter as unhas fortes. Para isso, a profissional recomenda a ingestão de biotina, uma substância presente em peixes de água salgada, gema cozida e grãos integrais.
As vitaminas do complexo B e aminoácidos também são bem-vindas. “Não esqueça de colocar na dieta alimentos ricos em vitamina C, encontrada na laranja, limão, morango e goiaba, além de vitamina E, presente em vegetais de folhas verde escura e oleaginosas”, complementa Joyce.
Quando as unhas ficam quebradiças ou esbranquiçadas, é um alerta do organismo para carência de cálcio, zinco e magnésio. “Recorra a sementes de abóbora e girassol sem casca, brócolis, couve-de-bruxelas, lentilha, repolho, carnes magras, feijões e cereais integrais. Essa são boas fontes desses minerais fortalecem as unhas e as deixam mais bonitas e resistentes”, conclui a nutricionista.

Fonte:
http://www.webrun.com.br/h/noticias/alimentacao-dispensa-uso-de-cosmeticos-e-garante-saude-e-beleza/15038

Nenhum comentário:

Postar um comentário